Um projeto da Associação EPSEDUSA – Clique, integrado na 3.ª Edição do PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria artística com o Movimento de Expressão Fotográfica e em parceria institucional com o Município do Sardoal e o Agrupamento de Escolas do Sardoal.
“Um dia destes já não há histórias para contar…”
Diários de um Interior é um projeto de participação pela arte cujos objetivos são a inclusão social de indivíduos e comunidades do interior do país em risco de perder a sua identidade, história e cultura e o desenvolvimento de competências artísticas, culturais e educativas que envolvam a reflexão sobre os processos de capacitação dos indivíduos e a coesão social.
Na sua vertente artística, é um projeto fotográfico que consiste em colocar a população local a recolher narrativas visuais com base nas suas memórias e no quotidiano atual. A partir daí, serão implementados programas educativos e materiais adaptados às especificidades da comunidade participante, para promover competências pessoais, sociais e cognitivas trabalhadas na dimensão artística do projeto.
Retratos
Histórias
Processo de trabalho
Para este projecto foi construído uma página na rede social facebook: https://www.facebook.com/diariosdeuminterior e está publicado na plataforma Arquivo da Memória da Câmara Municipal do Sardoal: https://www.memoria.cm-sardoal.pt/diarios-de-um-interior.
Projeto Diários de um Interior
Equipa Artística Luís Rocha, Tânia Araújo
Equipa Educacional/Social Tiago Santos, Liliana Salvador
Parceiros Câmara Municipal do Sardoal, Agrupamento de Escolas do Sardoal
Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.