Moçambique e Ilha de Moçambique
Em 2024 o Movimento de Expressão Fotográfica promove uma nova viagem fotográfica ao continente africano. O Workshop de Fotografia Documental, desta vez em formato de Residência Artística e em parceria com a Kutsaca, sendo o destino Moçambique. Esta viagem tem como desafio fotográfico o de documentar o quotidiano de comunidades em Moçambique, em aldeias, na cidade de Maputo e na ilha de Moçambique (Património Mundial da Humanidade), com particular incidência na aldeia de Mahungo, Vila da Praia do Bilene, Província de Gaza, situada a 180km a norte da capital. Viajaremos ao longo da típica savana moçambicana, praias desertas, aldeias piscatórias, bairros e mercados emblemáticos, entre outras referências documentais. Teremos dias de praia, de trabalho fotográfico documental, de visitas culturais, passeios de barco, dança e provas gastronómicas oferecida pela comunidade, entre outros momentos.
Egito e o vale do Rio Nilo
Em 2024, o Movimento de Expressão Fotográfica promove um novo Workshop de Fotografia Documental, sendo o destino o Egito e o vale do Rio Nilo. Esta viagem tem como desafio fotográfico o de documentar o quotidiano da cidade do Cairo, em particular o bairro islâmico, o centro histórico e algumas partes da periferia. Tem também o objetivo de proporcionar oportunidades de convivência com uma pequena comunidade egípcia que povoa uma pequena ilha no Rio Nilo. E com alguma “sorte” poderá ser que coincida com alguma festividade islâmica, nomeadamente um Moulid – uma cerimónia dedicada a homens santos. Por fim, deslocamo-nos ao extremo norte do Egito, nomeadamente à histórica cidade de Alexandria. Espera-nos um Egito bem diferente do que vimos até agora, acompanhados de uma brisa mediterrânea, passeamos pela marginal e bairros circundantes onde abunda o peixe fresco e o marisco.
Cabo Verde
Workshop de Fotografia Documental a Cabo Verde, tem como objetivo a realização de um projeto fotográfico sobre a cultura de Cabo Verde e será orientado por uma equipa de dois formadores do MEF, que acompanharão os projetos individuais a desenvolver pelos participantes. Na viagem teremos ainda um guia local que nos levará à descoberta da cultura Cabo-verdiana nas ilhas de Santiago e Maio.