de 8 a 22 de Fevereiro de 2025
Esta viagem de fotografia documental é dinamizado por Luís Rocha e por Tânia Araújo, dois fotógrafos apaixonados pelo país desde 2006. Iniciam a sua ligação a São Tomé e Príncipe quando realizam para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o documentário Kaffa, que relata a história do café na Roça Monte Café e elaboram as imagens do museu do café presente na roça. Após essa primeira experiência, organizam com regularidade viagens fotográficas às duas ilhas. Em 2018 voltam a STP para realizarem um outro projecto – “Histórias ao Sul”, um projeto participativo desenvolvido nas comunidades de Porto Alegre, Vila Malanza e Ponta Baleia, com a dinamização do projecto da responsabilidade do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, numa iniciativa da ONGD portuguesa Leigos para o Desenvolvimento e com o apoio financeiro do Instituto Camões. Em conjunto com outros viajantes editam sobre São Tomé e Príncipe o livro “SODADE” em 2017 e em 2024 editam o livro “Chão Pisado”.
Em 2025 o Movimento de Expressão Fotográfica promove um novo Workshop de Fotografia Documental a São Tomé e Príncipe.
Esta viagem tem como desafio fotográfico o de documentar o quotidiano das roças que são parte integrante da paisagem deste país e ícone cultural e identitário do povo são-tomense [iremos visitar as roças: Santa Catarina, Diogo Vaz, Água Izé, S. João de Angolares, Abade, Sundy, Agostinho Neto, entre outras] onde algumas delas ainda conservam as suas explorações de café e de cacau.
Nas roças, que são hoje o espaço de vivência e de trabalho da maioria das comunidades locais, deparamos por exemplo com a arquitetura do que resta do antigo império colonial português, será nestas antigas explorações coloniais o foco principal da nossa viagem em termos fotográficos, documentando as condições de vida da população e a sua herança patrimonial.
Viajaremos ainda ao longo das duas ilhas, onde teremos oportunidade de documentar as comunidades piscatórias no sul da ilha, a beleza das praias desertas, a magia da floresta primitiva, entre outras referências documentais. Subiremos à lagoa D. Amélia, situada no vulcão da ilha.
O Workshop incidirá no método de aprendizagem através da prática, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista. A exploração fotográfica aponta diretamente na orientação do documentário sócio-cultural ilustrando o modo de vida da população local.
O workshop tem como principal objectivo a realização de um projeto fotográfico sobre a cultura são-tomense e será orientado por uma equipa de dois formadores do MEF, que acompanhará os projetos individuais a desenvolver pelos participantes.
[Programa da Viagem] [Ficha de Inscrição] [Condições e Custos]
Datas de viagem
de 8 a 22 de Fevereiro de 2025
Data da sessão de preparação de viagem
Novembro 2024
Data da sessão teórica antes da viagem
Janeiro 2025
Sessão 1
Viagem de itinerário fotográfico – Cultura São Tomense e pensar a fotografia documental. Informações e conhecimento da cultura São Tomense e das suas especificidades. A narrativa e o tempo na fotografia documental.
Datas das aulas teóricas e práticas em São Tomé
No decorrer do programa da viagem
Data das sessão depois da viagem
Abril 2025
Sessão 2
Análise crítica ao trabalho desenvolvido. Discussão e comentário final às imagens realizadas durante o workshop. Edição final das imagens que compõem o trabalho documental sobre o tema escolhido.
Custo
1250€ (mil duzentos e cinquenta euros)
Formadores
Luís Rocha [Cultura São Tomense; Formação; Acompanhamento no terreno];
Tânia Araújo [Cultura São Tomense; Produção; Acompanhamento no terreno]
::
Dinâmica Formativa
O workshop inclui um acompanhamento personalizado com cada um dos participantes, formação teórica e prática, seleção e discussão de imagens.
Abordagem Fotográfica
Fotografia de Paisagem, Fotografia de Rua, Fotografia de Retrato, Fotografia Documental, Fotografia de Quotidiano.
Destinatários
O workshop de fotografia documental destina-se a todos os viajantes que gostam de fotografar e de partilhar as suas vivências com a população local.
Metodologia de trabalho
Acompanhamento fotográfico personalizado: durante as sessões de fotografia documental, haverá espaço para a leitura de imagens a partir da câmara fotográfica, de modo a optimizar o foco fotográfico para a abordagem do dia seguinte.
Visualização individual de imagens: as sessões individuais de visualização de imagens em computador, têm como objectivo a construção de um olhar mais direcionado para as pretensões de cada participante no workshop. As sessões individuais são abertas à presença e partilha dos restantes participantes.
Apresentação colectiva de imagens: a terminar a viagem, desafiamos os participantes a partilharem entre si, em forma de apresentação, o trabalho documental desenvolvido durante o workshop.
::
Contactos
Telemóvel: 96 583 16 20 (Tânia Araújo)
Para esclarecimentos de dúvidas: Enviar Mensagem